União estável ? Casamento? E agora?


Não!


Uma diferença importante diz respeito ao estado civil, uma vez que na união estável não existe alteração e a pessoa continua com seu estado civil anterior (seja ele de solteiro, viúvo ou divorciado). Já com o casamento o estado civil é alterado para casado.


Outra grande diferença entre casamento e união estável é a burocracia e a formalidade que cada uma das opções exige. No casamento (que é realizado no Cartório de Registro Civil), por exemplo, há um processo de habilitação, considerado mais burocrático do que o de união estável.


Para se casar é preciso ter uma habilitação matrimonial, o casamento precisa ser publicado em um edital com fixação de 15 dias, para então, por fim, ocorrer o sonhado “sim” perante o juiz de paz.


Já para a formalização da união estável, os procedimentos são mais ágeis. Os interessados precisam apenas ir a um Cartório de Notas com os documentos necessários (como RG e CPF originais) e, se possível, com duas testemunhas (conforme recomendação do Ministério Público) e a lavratura da escritura pública de união estável fica pronta no mesmo momento.


#PraCegoVer: Ao fundo, uma imagem de um casal se olhando. Em baixo da imagem, sobre um fundo branco, uma frase que pergunta: ''União estável é igual ao casamento?''. No canto superior direito, encontra-se a logo do escritório ''Aguirra Advocacia''.

4 visualizações

Ligue

Tel: +55 (41) 99107-4139

Siga

  • facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Twitter Clean
  • Branca Ícone LinkedIn