A Aposentadoria por Pontos não passou intacta pela Reforma da Previdência, sendo incluída até como uma das Regras de Transição. Neste pequeno texto, iremos esclarecer como ela ficou nos dias atuais e qual é o valor dessa aposentadoria.

    A Aposentadoria por Pontos é um sistema de pontuação, onde para se aposentar é necessário obter um determinado número de pontos, que varia para as mulheres e para os homens. Esses pontos nada mais são do que o tempo de contribuição somado aos anos que a pessoa tem de idade, sendo o tempo de contribuição mínimo necessário de pelo menos 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

IDADE + TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO = PONTOS TOTAIS DO SEGURADO

    Antes da Reforma da Previdência, a pontuação mínima exigida subia em um ponto a cada 2 anos. Agora, a pontuação mínima sobe um ponto a cada ano, pelo menos até atingir um limite já estabelecido, que é 105 para os homens e 100 para as mulheres, onde permanecerá o mesmo no decorrer dos anos seguintes. Veja na tabela a seguir quais serão os pontos mínimos para os próximos anos:

E QUAL É O VALOR DESSA APOSENTADORIA?

    O valor da aposentadoria por pontos passou a ser calculado de acordo com a nova fórmula trazida pela Reforma da Previdência. Agora, é feita a média de todos os salários, o valor da aposentadoria será 60% dessa média somado a 2% multiplicado pelos anos que excedem o tempo mínimo de contribuição, sendo respeitado o limite máximo de 100%.

    Caso haja alguma dúvida sobre a situação, o ideal é consultar um especialista que oferecerá as orientações mais apropriadas para o seu caso!